Uncategorized

Cinco razões para aprender programação

Há algumas décadas, se você conversava com seus amigos por um chat, você era considerado um nerd. Fazer o mesmo atualmente apenas significa que você é um usuário típico do Facebook. A Era da Informação que, tecnicamente, começou na década de 1970, se estende até hoje e a tecnologia da informação, que poucas pessoas sabiam como lidar, já domina o nosso dia-a-dia e é corriqueiramente usada.

Se os computadores estão em toda parte de nossas vidas, então aprender a programa vai ajudar a melhorar as nossas vidas.

Muita gente começa a aprender programação porque adoram o desafio, estão animado com computadores e querem construir uma carreira de criação de web sites, aplicativos móveis ou programas de desktop. Entretanto, mesmo se você não quiser se tornar um programador profissional, ainda vale a pena investir seu tempo em aprender a programar.

Existem muitos motivos para você começar a aprender programação e listarei os cinco mais pertinentes:

  • Aprender programação ensina você a pensar mais criticamente:

Programação é um ótimo exercício para um pensamento preciso, disciplinado, e abstrato. Um programa ou funciona ou não funciona. Ele pode ter bugs, óbvios ou sutis, que exigem análise e concentração para serem resolvidos. Desenvolvimento web é uma onda constante da resolução de problemas e pensamento crítico. Para qualquer tarefa, é preciso analisar e avaliar qual é o melhor método para execução rapidamente. Isso pode incluir linguagem de marcação, estrutura semântica, técnica, suporte ao navegador, eficiência, funcionalidade e uma série de outras coisas. O objetivo final é encontrar a forma mais eficiente para alcançar algo, mantendo a eficácia e satisfazer considerações fundamentais.

  • Maior salário:

É isso mesmo! Você pode ganhar mais se você souber um pouquinho de programação. Jornalistas, designers e publicitários são alguns exemplos de profissionais que, atualmente, ganham mais dinheiro por entender o básico de programação. E, se você se aprofundar nos estudos, você pode fazer uns trabalhos extras como programador freelancer e ganhar muito por hora.

  • A possibilidade de trabalhar remotamente:

Talvez essa seja a melhor vantagem ser um programador. Você pode trabalhar em vários países sem sair de casa e receber nas mais variadas moedas. Quando você trabalha com tecnologia, há mais oportunidades para trabalhar on-line, remotamente. O que significa que não importa onde você esteja, seja em casa, viajando ou num Starbucks, contanto que você faça o seu trabalho. Trabalhar remotamente também significa que você pode ter horários de trabalho flexíveis. Claro, prazos existem e há reuniões (pelo Skype ou Google Hangout), mas você sempre tem algum controle sobre quando, onde e que horas.

  • Mais tempo para ir atrás de seus interesses:

Trabalhar com programação permite que você tenha menos horas de trabalho e, sendo assim, você tem a oportunidade de passar mais tempo fazendo as coisas que você gosta. Praticar algum hobby, passar mais tempo com a família ou transformar algum projeto paralelo em realidade. Saber como construir um site ou prototipar um aplicativo permite que você realize uma idei sem precisar contratar um desenvolvedor, o que também economiza dinheiro. Além disso, sistemas de gerenciamento de conteúdo (também conhecidos pela sigla CMS) como o WordPress ou Magento faz com que construir um site seja fácil, mesmo para quem ainda é novato.

  • Ter a sensação de autossuficiência e empoderamento:

Aumentar o nível de suas habilidades tecnológicas permite que você se sinta autossuficiente. Além disso, após construir um site ou um aplicativo, mesmo um simples, há sempre um sentimento de realização. Lembrar-se de quando você chegou a um ponto crucial de um projeto ou quando você conseguiu superar um problema que tomou vários dias para ser resolvido pode trazer essa ótima sensação de poder.

Sejamos sinceros: Todos nós gostaríamos de ter mais conhecimentos sobre programação.  O Livecoding.tv acredita que qualquer pessoa é capaz de aprender programação. Encorajamos pessoas a experimentarem e terem a experiência básica a fim de descobrir se realmente gostam de programação e código.

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.